Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

INVESTIMENTO

Sinop poderá receber mais sete creches e quatro novas escolas

O prefeito Juarez Costa (PMDB) planeja construir mais sete escolas unidades escolares de Educação Infantil. Os projetos já foram enviados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


Juarez pretende incrementar as vagas nas creches de Sinop, eliminando a defasagem de quase 3 mil vagas. Uma unidade já está em construção no Jardim das Oliveiras. O Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI) está sendo feito com R$ 1,3 milhão em investimentos e terá oito salas de aula.

Para a Educação Básica, o projeto de metas para o próximo ano prevê a construção de quatro escolas, sendo que três delas já têm terrenos doados à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para construção de escolas estaduais.

Também está em andamento, com previsão de entrega para o início de 2010, a ampliação das escolas municipais Ana Cristina de Sena, no Jardim das Nações, que terá mais sete salas e a Rodrigo Damasceno, com dez salas. Também estão previstas reformas em três escolas: Belo Ramo, Valter Kunze e do Jardim Paraíso.

O ano letivo das escolas municipais termina no próximo dia 18 e mais 14 mil alunos entram em férias escolares. O planejamento de ampliação da estrutura física visa melhorar ainda mais a qualidade da educação no município e suprir a demanda de alunos, principalmente da Educação Infantil.

Além das construções e reformas, as metas também visam adquirir móveis para as escolas, adequar dez escolas para receber laboratórios de ciências, oferecer condições físicas adequadas para o desenvolvimento das atividades educacionais, quadras poliesportivas e parques infantis, entre outros. O prognóstico também é que sejam abertas duas novas creches em 2010, onde devem ser atendidas aproximadamente 500 crianças de até 5 anos.

A Secretaria de Educação afirma que ano de 2009 já ofereceu 147 vagas a mais para o berçário (crianças de 0 a 1 ano), 216 vagas para o maternal (crianças de 1 e 2 anos) e 349 vagas para o maternal 2 (crianças de 2 e 3 anos).

Para o ano de 2010 haverá mais 190 vagas, oriundas de crianças que serão matriculadas em um novo prédio. Caso existam mais interessados em vagas, será analisada a renda familiar, conforme sugerido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, através da 2ª Promotoria de Justiça Cível de Sinop. A renda bruta deve ser no máximo de até quatro salários mínimos, gerida pelo pai/mãe ou responsável e a mãe do aluno deve estar trabalhando fora de casa, com comprovação.

As aulas para o próximo ano devem ter início no dia 8 de fevereiro. As matrículas deverão se iniciar a partir da segunda semana de janeiro. Hoje, Sinop conta com 21 escolas de Educação Básica, seis centros de Educação Infantil e dez creches.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet