Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

Diretor do Cespe será o novo presidente do Inep

O professor titular da UnB (Universidade de Brasília) e diretor do Cespe, Joaquim José Soares Neto, será o novo presidente do Inep, instituto de pesquisas responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Ele assumirá o cargo na segunda-feira (21), quando o MEC (Ministério da Educação) fará o anúncio oficial.


De acordo com a nota divulgada pela UnB Agência, o convite foi feito pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, que fez as primeiras sondagens sobre o interesse do professor em assumir o cargo há dez dias.

O ministro afirmou na tarde desta sexta-feira (18), em Porto Alegre (RS), que já havia feito um convite ao possível substituto de Fernandes, mas que o nome seria divulgado apenas na segunda-feira (21).

Segundo o ministro, o substituto teria um perfil mais técnico, para coordenar melhor a logística dos exames de avaliação nacional aplicados pelo ministério.

Soares Neto vai substuir o ex-presidente Reynaldo Fernandes, que anunciou sua saída do Inep nesta sexta-feira (18). Na carta de demissão, foi entregue ontem ao ministro, alegou motivos pessoais.

Este ano, o órgão enfrentou uma série de problemas - o maior deles foi o vazamento do Enem em outubro. O exame teve de ser remarcado para 5 e 6 de dezembro. Mais de 4,1 milhões de candidatos estavam inscritos.

Perfil

O novo presidente do Inep trabalha no Cespe há onze anos e assumiu a diretoria do órgão em 2008. Soares Neto é físico, tem 50 anos e se formou na UnB.

Após o cancelamento do Enem em outubro, Soares Neto ficou a frente da organização da nova prova, que foi aplicada nos dias 5 e 6 de dezembro. Segundo a UnB, o novo presidente do Inep é um dos responsáveis pelo aumento do número de concursos realizados pelo Cespe, com uma arrecadação que superou R$ 200 milhõe
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet