Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

PROFISSÃO REPÓRTER

Secretário apoia queda de diploma e alerta sobre "jornalistas genéricos"

O secretário adjunto de Comunicação de Mato Grosso, Onofre Ribeiro, às vezes é polêmico em suas opiniões, porém sempre muito sincero. Conceituado no meio jornalístico, ele apoia a derrubada do diploma para jornalistas e critica as faculdades por formarem “profissionais genéricos”.


“Eu quero ser sincero. Sou favorável à queda do diploma para jornalistas, porque hoje em dia formam-se jornalistas genéricos. E está sobrando gente no mercado e do jeito que está vai continuar sobrando. Reconheço que o Gilmar Mendes (presidente do Supremo Tribunal Federal) pegou pesado, mas acredito que precisa mudar o conceito dos novos profissionais”, declarou durante uma entrevista na entrega do prêmio Senai.

Em junho deste ano, o STF decidiu que o jornalista não precisa mais de diploma para exercer a profissão por 8 votos a 1. O presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, ao defender a queda de formação superior comparou a profissão de jornalista ao de cozinheiro.

"Um excelente chefe de cozinha poderá ser formado numa faculdade de culinária, o que não legitima estarmos a exigir que toda e qualquer refeição seja feita por profissional registrado mediante diploma de curso superior nessa área. O Poder Público não pode restringir, dessa forma, a liberdade profissional no âmbito da culinária. Disso ninguém tem dúvida, o que não afasta a possibilidade do exercício abusivo e antiético dessa profissão, com riscos eventualmente até à saúde e à vida dos consumidores", disse Mendes durante argumentação.

Outro alerta feito Onofre Ribeiro é para a tendência da comunicação de massa migrar para a internet e com a falta de profissionais para atuar nesta área. Para ele, tanto as TV’s, rádios e jornais vão acabar se tornando digital. É só uma questão de tempo, porém falta especialização nessa área.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet