Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

Adauto Botelho realiza Curso de Atualização em Condução Terapêutica

O Centro Integrado de Atenção Psicossocial- Ciaps Adauto Botelho, no cumprimento da meta de humanização da Rede do Sistema Único de Saúde, no que diz respeito ao tratamento de pacientes com Transtornos Mentais, inicia na tarde hoje (01.03), a mais uma capacitação profissional. A Atualização em Condução Terapêutica tem por objetivo transmitir aos funcionários as revisões do Projeto Terapêutico da Instituição, as novas diretrizes das políticas públicas de saúde mental, questões referentes à condução terapêutica baseada nas normativas do Humanizasus.


O evento acontece no Refeitório da Escola de Saúde Pública, situado no Bairro Coophema, em Cuiabá, a partir das 13h30, tendo como público alvo os profissionais lotados na Unidade I do Adauto Botelho e Pronto Atendimento , envolvendo as equipes de Assistência (Enfermagem, Psicologia, Arterapia, Terapia Ocupacional, Serviço Social e Médicos), Transporte, Vigilância, Lavanderia, Serviço de Nutrição e Dietética, Limpeza, Enfermagem e demais áreas da Assistência.

A capacitação acontece entre os dias 01,02 e 03 de março e 10,11 e 12 de março, dividido em três turmas com duração de uma hora e meia por dia.

Dentre os temas abordados estão: Diagnóstico Diferencial, Clínica Ampliada, Equipe de Referência, Projeto Terapêutico Singular, Protocolos da Instituição, Manejo Clinico, bem como temas de interesse dos funcionários que surgirem durante os debates. A metodologia será de palestras, exposição em Data Show e debates para troca de experiências. “A idéia desta atualização surgiu a partir da demanda de melhora na integração entre os setores a respeito do tratamento ofertado aos pacientes de nossas unidades, possibilitando o alcance da meta que é o da ressocialização dos usuários e sociedade”, declarou a presidente da Comissão Permanente de Projeto Terapêutico, Daniela Santos Bezerra.

PROJETO TERAPÊUTICO

O Projeto Terapêutico é um processo de elaboração transdisciplinar, ou seja, uma pactuação entre os profissionais das diversas áreas que fazem parte das equipes que atendem cada paciente. Está consubstanciado em duas Cartilhas do Ministério da Saúde: Humanizasus, Prontuário Transdisciplinar e Projeto Terapêutico e a Clínica Ampliada, Equipe de Referência e Projeto Terapêutico Singular. Ambas definem as diretrizes que visam a assistência singularizada dos usuários. “A partir deste Projeto Terapêutico, o Ciaps Adauto Botelho torna público o seu compromisso com os ideais da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial no Brasil, de acordo com as premissas da lei de nº 10.216/2001, com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS)”, disse a presidente. Daniela Bezerra reitera ainda quanto a inserção do Ciaps no contexto do Sistema Único de Saúde segundo os princípios da Acessibilidade, Equidade e Integralidade da Assistência.

“Procuramos integrar todos os nossos funcionários cujo principal objetivo é o de ofertar serviço de inclusão social. Funcionários capacitados com conhecimento amplo do seu serviço e do público alvo, teremos mais êxito nas nossas execuções”, finalizou a presidente da Comissão Permanente de Projeto Terapêutico, Daniela Santos Bezerra.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet