Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

curso

Primeira etapa do curso do Proeja FIC pesca é encerrada em Cáceres

O Campus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso em Cáceres concluiu na última semana a primeira etapa do curso de Aproveitamento e Industrialização de Pescados Regionais desenvolvido por meio do Programa Nacional ...

O Campus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso em Cáceres concluiu na última semana a primeira etapa do curso de Aproveitamento e Industrialização de Pescados Regionais desenvolvido por meio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional de Jovens e Adultos, na Formação Inicial e Continuada integrada com o ensino fundamental, Proeja FIC- Pesca.


O curso oferecido em parceria com a Prefeitura Municipal de Cáceres tem o objetivo de oferecer o ensino profissional e a alfabetização a população ribeirinha, em especial ao trabalhador que vive da pesca. Para atender essa demanda o projeto desenvolve escola diferenciada com calendário próprio e metodologia aplicada a realidade do curso.

Com mais de 100 alunos, entre pescadores e outros trabalhadores das atividades pesqueiras como camareiras, cozinheiros e piloteiros de barcos hotéis o curso intensifica as aulas no período da piracema. As atividades de alfabetização e formação das séries iniciais do ensino fundamental são desenvolvidas na Escola Municipal Duque de Caxias e as disciplinas do ensino profissional nos laboratórios do IFMT, campus Cáceres.

“ Em dois meses de aula, os professores e alunos integrantes do projeto já percebem as mudanças. Nesse pequeno tempo freqüentando o curso todos os alunos já estão assinando seus nomes” , comemora uma das coordenadoras do projeto, professora Inêz Deliberaes Montecchi. Este avanço segundo Montecchi, deve desencadear outra ação no projeto: A renovação da cidadania com a confecção dos novos documentos pessoais, agora com assinatura, uma conquista para muitos.

Entre os meses de março e outubro as aulas são ministradas em finais de semanas em diferentes acampamentos de pescadores. Segundo a coordenação do projeto uma das estratégias montadas para que não haja desistência durante o período da pesca são as visitas de professores e coordenadores do curso ao local de trabalho do aluno, além da organização de plantões da equipe para atender os pescadores que vierem à cidade.

Com duração de 24 meses de estudos o Proeja FIC Pesca certifica os alunos com o ensino fundamental, nas séries iniciais de 1 a 4, integrado à qualificação profissional em aproveitamento e industrialização de pescados regionais. Todo o material utilizado no curso, como livros, cadernos, uniformes são custeados pelo Ministério da Educação.

Confraternização

O sucesso da primeira etapa do curso foi comemorado na sexta-feira por alunos , coordenadores e professores em momento de confraternização e de preparação dos alunos para a retomada do trabalho cotidiano da pesca, liberada a partir do último domingo dia 28. Participaram da atividade o secretário municipal de educação, Dimas Santana, a equipe técnica da secretaria e o diretor do IFMT, Campus Cáceres, Olegário Baldo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet