Olhar Direto

Sábado, 01 de junho de 2024

Notícias | Educação

bandeira

Educação: "revolucionei a área e sempre a terei como prioridade"

“Priorizei a educação em Cuiabá, e por onde eu passar vou a priorizar.” A frase é do prefeito Wilson Santos (PSDB), o qual considera ter realizado uma revolução silenciosa na área da educação. De acordo com ele, antes de ter assumido a administração municipal, o professor era desvalorizado, desmotivado e nem mesmo um plano pedagógico existia.


“Em países de terceiro mundo, nada é mais sério que a Educação. Ela é a verdadeira independência do cidadão”, afirmou o prefeito em uma entrevista ao Olhar Direto, na qual fez um balanço de todas as ações na área. Segundo ele, apesar das criticas, todas foram vitoriosas.

Entre as ações mais complicadas, Santos destaca a recuperação do profissional da educação. De acordo com ele, quando assumiu a Prefeitura de Cuiabá, todos estavam desmotivados devido às más condições de trabalho, aos salários atrasados e a pouca valorização.

Uma amostra dessa operação de recuperação estaria no piso salarial do professor municipal. Em 2004, quando assumiu a Prefeitura, Wilson Santos conta que a remuneração base do docente era de R$ 530 e hoje beira os R$ 1.200. “Concentramos nossa tarefa em motivar e valorizar o profissional”, pontuou.

Outra medida para valorizar o educador e os profissionais ligados a ele é a implantação a meritocracia salarial. Segundo o prefeito, “do guarda ao professor, todos os profissionais das que forem consideradas as dez melhores escolas de Cuiabá em 2010 serão premiados e receberão quinze salários no ano, e não só 13,33”.

Políticas e planos pedagógicos

Além de agir no campo motivacional, o prefeito frisou a inserção de um plano pedagógico decenal para a educação em Cuiabá, algo inexistente antes do seu governo. O método é dividido em três bases de sustentação: Qualidade no Ensino; Universalização da Educação Infantil e Educação na Adversidade.

A última base citada é, inclusive, referência nacional do Ministério da Educação. Entre os motivos para isso está um programa de educação voltado para crianças com necessidades especiais, o qual contempla 600 crianças.

No campo das políticas pedagógicas, Wilson Santos destacou o Cuiabá Vest, cursinho público gratuito e a Bolsa Universitária. Segundo ele, ambos os programas trabalham com a política de cotas, visando à inclusão daqueles que foram historicamente excluídos dos processos socioeconômicos do Brasil.

Além disso, Santos também afirma ter reformado praticamente toda a rede municipal de ensino, além de ter implantado 80 novas salas de aula. Ao total, existem 150 unidades escolares entre creches e escolas em Cuiabá.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet