Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

Problemas atrasam programa de financiamento universitário

Prevista para começar há um mês, a inscrição de novos bolsistas no Fies está sem data para iniciar --o programa é a principal forma de financiamento para universitários do país. A informação é da reportagem de Fábio Takahashi publicada na edição desta quarta-feira da Folha (íntegra somente para assinantes do jornal ou do UOL).


De acordo com o texto, o atraso acontece devido a dificuldades burocráticas para migrar o sistema de informações da Caixa Econômica Federal (antiga gestora dos recursos do programa) para o Ministério da Educação, conforme prevê lei deste ano. Enquanto o problema entre o MEC e a Caixa não é resolvido, casos como o do aposentado Pedro Fausto Geremias, 57, se repetem pelo país.

O filho dele cursa medicina na Universidade de Mogi das Cruzes (SP), cuja mensalidade está na casa dos R$ 3.500. "Ele só se inscreveu porque achamos que poderia ter o financiamento. Agora, estamos queimando umas reservas."

A expectativa do governo Lula é que até 200 mil estudantes obtenham o financiamento neste ano. No ano passado, foram 35 mil --o MEC conta com o salto devido a mudanças na regra, que tornaram menos difícil o pagamento da dívida.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet