Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

Conselho de Representantes debate próximos passos da luta

Os trabalhadores no ensino público de Mato Grosso estiveram reunidos, neste final de semana, em mais um Conselho de Representantes. O encontro foi realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), em Cuiabá. “Este Conselho é importante tanto para a rede estadual, que pôde avaliar as possibilidades de avanço na pauta de reivindicações, quanto para a municipal, que ainda luta pela implementação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN)”, salientou o presidente do sindicato, Gilmar Soares Ferreira.


Além disso, os profissionais puderam debater os encaminhamentos que serão dados após a primeira audiência com a nova titular da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, Rosa Neide Sandes de Almeida. “Fomos informados que, em função da política econômica do governo, não poderá avançar mais do que já propôs”, ressaltou o sindicalista. As discussões do fim de semana serão levadas para a assembléia geral de hoje (12), às 14 horas, na escola Presidente Médici.

A categoria cobra o pagamento do piso retroativo a janeiro desde a última assembleia geral, realizada no dia 08 de fevereiro deste ano. “Os trabalhadores da educação acataram a proposta de reajuste da Seduc, de 8,11%, com essa ressalva”, lembrou. O posicionamento do Governo do Estado, porém, indicou a implementação da correção apenas em maio de 2010.

Gilmar Soares Ferreira lembrou também do mote da luta da categoria. “Estamos trabalhando por valorização profissional, que passa por um salário digno e por melhores condições de trabalho”. Cálculos realizados pelo Sindicato mostram que os repasses do Governo Federal garantem a implantação do PSPN em todos os 141 municípios do Estado. “Mas, como este é um dinheiro sagrado e pontual que cai nas contas das prefeituras, muitos gestores utilizam expedientes nefastos e acabam desviando esta verba para outros fins”, complementou.

ZSEE – Além da luta da categoria, o Conselho de Representantes debateu a proposta de Zoneamento Socioeconômico e Ecológico do Estado (ZSEE), aprovada, em primeira votação, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O texto reduz o número de áreas de preservação permanente e ignora boa parte das contribuições dadas durante as audiências públicas para discutir o tema. “Neste sentido, o que cabe a nós, como educadores, é abrir o diálogo com alunos e alunas para mostrar o que realmente importa para a sociedade, a preservação e a valorização da vida”, finalizou a Secretária de Articulação Sindical do Sintep/MT, Maria Luiza Zanirato.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet