Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Agronegócios

LAVOURA-PECUÁRIA

Embrapa debate as avaliações de sistemas de produção

Cerca de 80 pesquisadores de diferentes unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de instituições parceiras estão reunidos nesta terça e quarta-feira, em Sinop, para debater metodologias de análise econômica em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). O workshop é no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e a promoção é da Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop), em parceria com a Unemat.


Durante os dois dias, os participantes discutirão formas para avaliar comparativamente o desempenho econômico-financeiro dos sistemas de integração em condições determinísticas e de incertezas. Também buscarão a formação de um grupo de discussão permanente para a constante troca de informações sobre o assunto. Além disso, o evento servirá para o levantamento de propostas de projetos a serem submetidos às agências de fomento à pesquisa e à Embrapa.

A abertura do workshop foi feita pelo superintendente de articulação institucional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Israel Antunes Marques. Ele aborda a importância da integração lavoura-pecuária-floresta para a implementação das premissas do desenvolvimento sustentável no Estado.

Mato Grosso é responsável por grande parte da produção nacional de grãos, possui o maior rebanho bovino do país e a exploração econômica das florestas vem crescendo nos últimos anos. Entretanto, ainda não se tem instrumentos consistentes que permitam a quantificação e a avaliação desses aspectos.

Na sequência, pesquisadores da Embrapa, da Unemat, da Universidade Estadual do Maranhão e de instituições parceiras, como Instituto Sócio-Ambiental (ISA) e Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), apresentarão seus trabalhos e suas experiências com a avaliação econômica da integração dos sistemas produtivos. Ao fim da programação haverá um amplo espaço para debates entre os participantes, informa a assessoria da Embrapa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet