Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Agronegócios

Caminhões-caçamba ajudam no combate aos efeitos da estiagem em Alagoas

A primeira entrega de caminhões-caçamba do Governo Federal para Alagoas será nesta sexta-feira (11). Na ação, 14 municípios receberão em Maceió, 14 equipamentos por meio da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A doação será feita na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a partir das 10h. 


O investimento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no maquinário totaliza R$ 3,4 milhões e vai beneficiar aproximadamente 101 mil moradores da zona rural alagoana. Dentre eles, mais de 19 mil famílias de agricultores. Ao todo, 95 caminhões-caçamba serão entregues para prefeituras de Alagoas até 2014.

O estado já recebeu 182 máquinas: 95 retroescavadeiras, 67 motoniveladoras e 20 caminhões-pipa. Até 2014, os pequenos municípios de Alagoas vão receber 373 equipamentos entre retroescavadeiras, motoniveladoras, caminhões-caçamba, caminhões-pipa e pás-carregadeira.

Na avaliação do delegado federal do MDA no estado, Gilberto Coutinho Freire, as máquinas estão auxiliando muito na restauração das estradas. “Apesar de estarmos num período de seca prolongada, temos ocorrências ocasionais de chuvas. E como nossas estradas de terra são arenosas, elas facilmente se decompõem. O maquinário será importante na recuperação destas estradas e também dos barreiros e açudes da região”, destaca.

Inhapi, um dos municípios que receberá o caminhão-caçamba, tem 77% da população na zona rural. “Essas ações diretas do Governo Federal ajudam no desenvolvimento geral do município, tendo em vista que mais de 2/3 da nossa população é de agricultores familiares”, destaca o prefeito, José Cícero Vieira.

Produção

O prefeito apontou que a seca tem maltratado a produção dos agricultores e a prefeitura precisa investir em ações para o enfrentamento dos efeitos da estiagem. “Nesse momento atravessamos a maior seca dos últimos anos e precisamos trabalhar na manutenção das estradas, perfuração de açudes e poços, o que faremos com todos esses equipamentos. Outra vantagem é na economia. Hoje, temos caçambas alugadas. Esse dinheiro que usávamos para a locação, vamos investir na educação, na assistência social”, afirma.

Os moradores da zona rural do município de Inhapi estão divididos em três assentamentos, o restante está organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Inhapi. Os agricultores vivem da produção de feijão, milho e leite bovino e caprino.

Relação dos municípios beneficiados com a entrega das máquinas
Igaci
Inhapi
Jacaré Dos Homens
Jaramataia
Major Isidoro
Maravilha
Mata Grande
Minador Do Negrão
Monteirópolis
Olho D'água Das Flores
Olho D'água Do Casado
Olivença
Ouro Branco
Palestina
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet