Olhar Direto

Sábado, 29 de junho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

ministério da saúde

Reunião prevê ações para monitoramento da Qualidade do Ar

Representantes da Sema participam de uma reunião na cidade de São Paulo para discutir as ações do Plano Nacional de Ação da Qualidade do Ar e estratégias para o monitoramento do ar.

Representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participam nesta quarta-feira (12) de uma reunião na cidade de São Paulo para discutir as ações do Plano Nacional de Ação da Qualidade do Ar e estratégias para o monitoramento do ar das regiões Centro-Oeste e Amazônica. Vão participar da reunião representantes do Ministério do Meio Ambiente, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Ministério da Saúde, entre outras entidades.


O objetivo da reunião é discutir os problemas da poluição da região Centro-Oeste, que são diferentes das demais regiões e, por isso, precisam de ações e investimentos diferenciados. Na região Sudeste, por exemplo, a poluição do ar é causada, primordialmente, por emissões urbanas (carros, indústrias). Na região Centro-Oeste, a maior parte da poluição vem das queimadas. Apesar do incremento no número de veículos em circulação e da industrialização, em Cuiabá as emissões geradas por essas fontes ainda são pouco significativas em comparação com as emissões das queimadas.

Desde 2008, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), que integram o Comitê de Gestão do Fogo, trabalham em parceria no monitoramento da qualidade do ar.

O Gerente de Laboratório e Ensaio da Sema, Sérgio Batista de Figueiredo, explicou que a secretaria realiza o monitoramento da qualidade do ar de duas formas. “A primeira é pela estimativa de emissões, utilizando ferramenta do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), baseado na modelagem CATT-BRAMS, disponível na internet, que permite monitorar em todo o Estado as concentrações de material particulado e monóxido de carbono. Com o auxílio deste equipamento realiza-se o monitoramento diário”, ressaltou Sérgio.

Quinze municípios do Estado são monitorados diariamente com esta ferramenta. São eles: Juína, Alta Floresta, Vila Rica, Barra do Garças, Rondonópolis, Cuiabá, Cáceres, Tangará da Serra, Diamantino, Sorriso, Juara, Sinop, Várzea Grande, Colíder e Campo Novo do Parecis. É gerado um boletim diário com dados destes municípios que visa antecipar e subsidiar as ações de saúde e defesa civil na ocorrência de episódios agudos de poluição.

“A outra forma de monitoramento da qualidade do ar é feita com o auxílio de equipamento de medição da qualidade do ar para a geração de dados reais, como o HI-VOL (equipamento amostrador de grandes volumes para material particulado em suspensão). Esta medição é realizada mensalmente no município de Cuiabá”.

A Sema, juntamente à Ses, elaborou um relatório sobre a Qualidade do Ar e os Agravos à Saúde Relacionados com a Poluição Atmosférica. Este relatório é fruto das ações conjuntas dos dois órgãos e do Projeto VIGIAR, e exibe informações de qualidade do ar, bem como dados dos gastos com a saúde, relacionados com as queimadas no ano de 2008. O relatório será disponibilizado para consulta pela população, até o fim do mês, pela Internet.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet