Olhar Direto

Sexta-feira, 05 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

encontro verde

Governadores unem discurso "desenvolvimento na Amazônia"

“Para mim, dois pontos são fundamentais: definir uma proposta da região para o governo federal levar a copenhagen e o fortalecimento da viação civil. Considero essas duas questões fundamentais, assim como a instituição dos mecanismos de compensação financeira para quem se esforça em manter a floresta em pé”

16 Out 2009 - 08:02

De Macapá - Marcos Coutinho\ Da Redação - Jardel Arruda

Foto: Secom/MT

Governadores unem discurso
Hidrovias, ampliação do Fundo Amazônico, incremento na viação regional, garantia de recursos para vicinais, ampliação dos aeroportos, aceleração do projeto do Fundo de Participação dos Estados Verdes (FPE-Verde) que tramita no Congresso, instituição de mecanismos de compensação financeira para manutenção da floresta em pé (reservas ambientais) e discurso unificado em defesa intransigente da Amazônia. Esse serão os principais pontos do 6º fórum dos governadores da Amazônia, que será concluído nesta sexta-feira (16) e está sendo realizado em Macapá, capital do Amapá.


Segundo o governador Blairo Maggi, em entrevista para o Olhar Direto, o chefe dos executivos da região amazônica precisão não apenas unificar a linguagem, mas também manter esse propósito na defesa de ações conjuntas que possam garantir um desenvolvimento sustentável no bioma.

“Para mim, dois pontos são fundamentais: definir uma proposta da região para o governo federal levar a copenhagen e o fortalecimento da viação civil. Considero essas duas questões fundamentais, assim como a instituição dos mecanismos de compensação financeira para quem se esforça em manter a floresta em pé”, afirmou o governador de Mato Grosso.

Ainda de acordo com Maggi, o governo federal tem que tratar as questões do clima, da compensação financeira e do fortalecimento da viação civil regional como prioridades, pois a Amazônia representa 61% do território nacional, mas ainda não está integrado como devia ao restante do país. “Não se pode, por exemplo, exigir de aeroportos localizados na região norte de MT o que é exigido em Congonhas (SP). Tem que haver um tratamento diferenciado e justo”, disse o governador.

Mais informações em instantes
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet