Olhar Direto

Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Notícias | Agronegócios

MAIS ALIMENTOS

Governo discute programa de aquisição de alimentos

O vice-governador Silval Barbosa (PMDB) disse hoje (7), ao Olhar Direto, no Tatersal de Leilões da Acrinorte, em Sinop, que a implantação do programa Mais Alimentos no município contará com o apoio do Estado. “O governo de Mato Grosso será parceiro na introdução do Mais Alimentos em Sinop e região. Com esse projeto, a agricultura familiar será fortalecida e vai fixar as famílias no campo, com geração de renda descente para quem produz”.


Questionado sobre as burocracias para o pequeno produtor ter acesso ao crédito, argumentou que elas existem, mas que o governo auxiliará nas áreas em que for possível. “As burocracias, a maior parte delas, está no campo da regularização fundiária e ambiental. Porém, o governo tem desenvolvido projetos, como o MT Legal, que visa sanar essas lacunas para o produtor”.

A reunião no Tatersal contou com a presença do deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), dos deputados estaduais Dilceu Dal’Bosco (DEM), Nilson Santos (PMDB) e Mauro Savi (PR); prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB) e prefeitos e secretários de Agricultura de diversos municípios do Nortão.

Os principais benefícios apontados pelos técnicos dos ministérios da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, que ministraram palestras, será agregação de renda ao pequeno produtor. Ele poderá, simultaneamente às suas atuais atividades, produzir alimentos que serão destinados à merenda escolar das redes municipal e estadual, o que é mercado garantido.

Também poderão aderir a programas do governo federal específicos para o pequeno agricultor. O Plano Safra da Agricultura Familiar 2009/2010, por exemplo, conta com uma linha de crédito específica para financiar investimentos em infraestrutura da propriedade rural e, assim, propiciar o aumento da produção e da produtividade. 

É o Pronaf Mais Alimentos, que tem limite de crédito de até R$ 100 mil, prazo de pagamento de até dez anos, até três anos de carência e juro de 2% ao ano. Com os recursos do programa, os produtores podem financiar motocultivadores, tratores, equipamentos e implementos agrícolas, equipamentos para irrigação ou equipamentos para criação de aves e suínos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet