Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Vigilância Ambiental alerta para cuidados no verão

Por meio do projeto ‘Sol: Amigo ou Vilão?’, desenvolvido pela equipe de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Cuiabá durante o verão passado, foram emitidos 18 boletins de vigilância da qualidade do ar, quando se constatou que o nível de radiação ultravioleta neste período se manteve entre 11 e 14, considerado extremo.


O biólogo Vagner César Barros explica que a medição é feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) de acordo com a escala Ultra Violeta que começou a ser divulgada pela Agência de Proteção Ambiental nos Estados Unidos em 1994. Esta escala varia de 1 a 14 e quanto maior o índice de radiação, maior a intensidade dos raios que chegam à superfície.

Por isso, a população cuiabana deve se proteger ainda mais no verão”, ressalta o biólogo. Os cuidados apontados pela equipe da Vigilância Ambiental são a utilização do protetor solar com fator a partir de 15, chapéu ou boné, camisas de manga comprida, sombrinhas e ainda a lembrança de que deve ser evitada a exposição ao sol no horário das 10h às 16h, procurando ambientes cobertos ou sombreados.

De acordo com Vagner, os efeitos da radiação solar são cumulativos, portanto, a criança exposta aos efeitos da radiação solar hoje, tem mais chances de ser um adulto vítima dos malefícios por ela provocados, como câncer de pele, por exemplo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet