Olhar Direto

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Mundo

Com economia forte, Colômbia tem violência e narcotráfico como desafios

Com cerca de 47 milhões de habitantes, a Colômbia é uma das maiores economias da América do Sul, com Produto Interno Bruto (PIB) de cerca de US$ 500 milhões, parecido com o da Argentina e Venezuela, e atrás do Brasil US$ 1,75 bilhão.


Os principais produtos de exportação do país são o petróleo e o café. Internamente, a agricultura, a indústria e as atividades de serviços têm lugares de destaque. Mas o principal desafio dos últimos governos é combate ao narcotráfico e à ação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Criada na década de 60, as Farc defendem a implantação do socialismo. Analistas políticos, porém, afirmam que a guerrilha mantém o controle sobre parte do refino da cocaína produzida na Colômbia, o que sustentaria o movimento. São frequentes os sequestros de civis e militares pelos guerrilheiros.

Na última sexta-feira (18), o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, lembrou que há três anos 11 deputados, da região de Valle del Cauca, foram mortos por integrantes das Farc.

O Brasil e a Colômbia mantêm estreitas relações políticas e comerciais. Há uma série de acordos bilaterais em vigor, além de os dois países defenderem medidas para intensificar a integração na região, aumentando o comércio multilateral e implementando medidas de segurança regional.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet