Olhar Direto

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Mundo

Autoridades da China ordenaram ataque ao Google, diz documento

Altas autoridades da China estiveram por trás do ataque cibernético contra o Google no começo do ano que levou o site de buscas a abandonar o país, segundo um documento americano secreto divulgado pelo site WikiLeaks. A informação consta de uma comunicação da embaixada americana em Pequim, citando um "contato bem posicionado" que afirma que o ataque contra o Google foi "100% político".


Um membro do governo chinês teria ficado bravo após fazer uma busca com seu nome no Google e encontrar comentários críticos online. O documento da embaixada americana na China faz parte do pacote de mais de 250 mil comunicações diplomáticas secretas americanas às quais o Wikileaks teve acesso e vem divulgando desde o domingo passado.

O documento não afirma se os mais altos membros do governo chinês estariam envolvidos no ataque. Em janeiro, o Google afirmou estar sendo objeto de "um ataque cibernético sofisticado originado na China" e disse que contas de e-mail de ativistas de direitos humanos estavam entre os alvos do ataque.

Como consequência da disputa sobre censura na internet, o Google abandonou suas operações na China continental e levou suas operações em chinês para Hong Kong. A companhia não disse quem pensava ser responsável pelos ataques, mas os comunicados diplomáticos americanos mostram que a empresa manifestou preocupações sobre a questão repetidas vezes.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet