Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Mundo

Monarca tailandês deixa hospital para seu 83º aniversário

O monarca tailandês, Bhumibol Adulyadej, deixou neste domingo por algumas horas o hospital onde está internado há mais de um ano para celebrar seu aniversário de 83 anos no Palácio Real. Adulyadej, o rei mais longevo do mundo com 64 anos de reinado, presidiu a recepção oficial, na qual fez um chamado à unidade do país em um discurso superficial que pronunciou com tom de voz debilitado.


O soberano pediu aos tailandeses que cumpram suas obrigações e não causem prejuízos à população, embora não tenha se referido diretamente às crises provocadas pelos violentos protestos que acabaram com 92 mortos e mais de 1,8 mil feridos em maio.

Sentado em uma cadeira de rodas e vestido com casaco dourado, o monarca cumprimentou timidamente às autoridades presentes na cerimônia, entre estas a rainha, Sirikit, e seus quatro filhos. Na rua e sob forte esquema de segurança, milhares de tailandeses, alguns visivelmente emocionados, agitavam bandeiras tailandesas e outras amarelas com o escudo real para saudar ao rei, ao que veneram como uma pessoa santa e até mesmo um semideus.

"Vida longa ao rei, vida longa ao rei!", cantava a multidão, que ajoelhou-se na passagem da caravana na qual estava Adulyadej, como manda o protocolo real. Os súditos vestiam camisetas rosas, cor que simboliza o desejo do pronto restabelecimento do monarca.

Centenas de milhares de lâmpadas e flores adornam a parte antiga de Bangcoc, onde também foram colocados grandes cartazes com o rei e a rainha mais jovens. Pelo terceiro ano consecutivo, o chefe do Estado não pronunciou o tradicional discurso na véspera de seu aniversário devido ao seu frágil estado de saúde.

Em 19 de setembro do ano passado, o rei foi internado por causa de uma infecção pulmonar e falta de apetite e, desde então, realiza poucas aparições em público. Adulyadej nasceu na cidade americana de Cambridge, em Massachusetts, e chegou ao trono em 1946, ao suceder seu irmão Ananda Mahidol, que cometeu suicídio com um tiro na cabeça em 9 de junho daquele mesmo ano.

O monarca, educado em colégios da Suíça, praticou durante anos navegação, pintou e chegou a compor canções de jazz, é conhecido por sua devoção budista.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet