Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Mundo

Olimpíada é chance para Rio melhorar vida da população--COI

O Comitê Olímpico Internacional foi só elogios à preparação do Rio de Janeiro para a Olimpíada de 2016, ao encerrar nesta quinta-feira a segunda visita de inspeção à cidade, mas destacou que as autoridades precisam aproveitar as oportunidades apresentadas pelos Jogos para melhorar a vida da população.


Novas linhas de transporte ligando regiões distantes, revitalização da empobrecida região portuária e a construção de moradias para pessoas que serão despejadas de suas residências pelas obras olímpicas estão entre os projetos da cidade para as Olimpíadas.

'O Rio é provavelmente uma das cidades que vai se beneficiar mais de ter os Jogos aqui,' disse o diretor-executivo de Jogos Olímpicos do COI, Gilbert Felli, em entrevista coletiva após três dias de visita da comissão de avaliação do comitê à cidade.

Felli, veterano de várias comissões de avaliação de edições passadas de Olimpíadas de Verão e Inverno, destacou os novos sistemas de ônibus em vias expressas e a expansão do metrô da cidade como exemplos de benefício à população, assim como outros projetos de infraestrutura urbana.

'Todos os desenvolvimentos não são exatamente uma necessidade para os Jogos, mas esta é uma oportunidade para a cidade fazer isso agora, porque se perderem a oportunidade talvez ficará difícil', acrescentou.

'É um desafio para a cidade garantir que todas as oportunidades sejam alinhadas com os Jogos, e para nós é garantir que tudo esteja pronto', disse.

'Estamos monitorando tudo de perto e estamos satisfeitos com os prazos. Se algum dia ficarmos preocupados, vocês irão saber', acrescentou.

A marroquina Nawal el Moutawakel, chefe da comissão, disse que pediu informações ao comitê organizador sobre os recentes relatórios da Anisitia Internacional e da ONU afirmando que houve desapropriações irregulares, mas afirmou ter recebido garantias de que tudo está sendo realizado de maneira adequada.

A demora do Brasil em oficializar a criação da Autoridade Pública Olímpica, órgão que será responsável por coordenar as ações governamentais para os Jogos Olímpicos e que terá o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles como chefe, também foi minimizada.

'Ficamos muito contentes por termos contado com a presença do senhor Meirelles conosco em todas as reuniões e não há qualquer questão envolvendo a Autoridade Pública Olímpica', disse.

A cinco anos dos Jogos, o Rio já apresentou como definitivos os locais de competição das 28 modalidades olímpicas. O golfe, que era a única pendência, será realizado em um campo a ser construído no terreno em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, onde também ficará a Vila Olímpica e a maior parte das arenas esportivas.

'O Rio finalizou seu plano de instalações olímpicas cinco anos antes dos Jogos, o que é muito bom e permitirá aos organizadores trabalhar com as federações internacionais na preparação dos locais para os Jogos', disse El Moutawakel.

'Como uma competidora, uma ex-corredora, sei que uma boa largada e uma boa chegada são cruciais para se vencer qualquer tipo de corrida, mas e importante não negligenciar o que acontece entre a chegada e a largada', disse.

'O Rio teve um bom começo e esta se posicionando corretamente nesse corrida de sete anos. Precisa manter o ritmo.'
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet