Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Mundo

Procuradoria pede expulsão de militares bolivianos presos no Chile

A procuradoria de Santiago vai solicitar, neste domingo, que os 14 militares bolivianos detidos na sexta-feira por entrarem ilegalmente no país portando armas sejam expulsos do Chile, após desistir de mandar prendê-los por assalto à mão armada.


"Vamos pedir a suspensão do procedimento e usar uma saída administrativa para o caso. (...) A nossa posição é pedir que deixem o Chile e sejam levados para a fronteira logo após a audiência de detenção", afirmou o procurador regional Manuel guerra, citado pelos jornais locais.

Durante a manhã de domingo, o tribunal de Pozo Almonte (1.900 quilômetros ao norte de Santiago) fará o controle da detenção dos militares, e espera-se que respondam por posse ilegal de armas e receptação de veículos furtados.

A procuradoria vai solicitar que eles sejam expulsos imediatamente, transferindo-os até a fronteira e proibindo-lhes o reingresso ao Chile, mas mantendo as armas confiscadas.

Os militares foram presos na madrugada de sexta-feira quando circulavam na região de Salar de Coipasa (2 mil quilômetros ao norte de Santiago) em duas vans com placas chilenas supostamente roubadas.

O ministério público mandou interrogar os detidos após receber denúncias de assaltos armados a veículos por homens fardados. No entanto, as pessoas que fizeram as denúncias, não conseguiram identificar os militares bolivianos como os autores dos crimes, e por fim a procuradoria propôs a suspensão da investigação.

"Este tipo de situação deve ser resolvida com muito cuidado, porque toca aspectos da política internacional, com envolvimento na política local", disse ao jornal El Mercurio o ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter.

A Bolívia anunciou no sábado que os 14 militares presos estavam apenas tentando combater o forte contrabando de automóveis na fronteira, por isso pediu o retorno dos militares e exigiu que Santiago tome medidas para combater esse comércio ilegal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet