Olhar Direto

Quarta-feira, 31 de julho de 2024

Notícias | Mundo

Cargueiro dos EUA sequestrado na Somália chega ao Quênia sem capitão

O cargueiro de bandeira americana Maersk Alabama, sequestrado esta semana por piratas somalis, chegou hoje às 14h30 (horário de Brasília) ao porto de Mombaça, no Quênia, sem seu capitão, que permanece retido por piratas, informou a rede de televisão CNN.


O capitão da embarcação, Richard Phillips, permanece em poder de quatro piratas somalis que o mantêm retido em um pequeno bote salva-vidas a cerca de 450 quilômetros do litoral da Somália.

Entenda os ataques de piratas na Somália

Os 20 membros da tripulação conseguiram na quarta-feira recuperar o controle do cargueiro, mas os piratas fugiram com o capitão, que se ofereceu como refém para garantir a segurança de seus subordinados. 

Mombaça era o destino original do Maersk Alabama, para onde o cargueiro se dirigia para levar uma carga de contêineres de comida do Programa Mundial de Alimentos da ONU.

Resgate

Os piratas somalis que estão com Phillips disseram neste sábado que uma eventual tentativa de resgate do capitão pode resultar em um "desastre" --assim como ocorreu ontem, quando uma operação de resgate realizada por tropas francesas em outra embarcação tomada por piratas na costa da Somália terminou com a morte de um refém e de dois sequestradores.

Navios da Marinha dos Estados Unidos estão no local monitorando a situação.

Na sexta-feira, Phillips tentou escapar do grupo pulando ao mar e nadando em direção a um navio americano, mas foi recapturado antes que a Marinha conseguisse ajudar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet