Olhar Direto

Quinta-feira, 01 de agosto de 2024

Notícias | Mundo

Chanceler colombiano acusa Chávez de apoiar as Farc

O apoio do presidente venezuelano, Hugo Chávez, à proposta de seu colega colombiano, Álvaro Uribe, para que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) interrompam suas hostilidades é um "sinal muito claro" para a guerrilha, disse nesta quarta-feira o ministro das Relações Exteriores da Colômbia, Jaime Bermúdez.


O apoio de Chávez ao plano de Uribe "tem grande significado", opinou Bermúdez. O chefe de Estado da Venezuela tornou pública sua postura durante a reunião de trabalho realizada ontem em Caracas com Uribe.

"O presidente Uribe apresentou ideias que podem definir uma rota rumo à paz. Dificilmente alguém poderá dizer que sou inimigo das Farc. Não sou seu aliado, nem seu protetor e também não sou seu inimigo, mas elas devem tomar conhecimento disto", disse Chávez.

A proposta colombiana prevê que as Farc interrompam suas ações violentas por quatro meses como ato primordial para avançar nas negociações para o desarmamento e a desmobilização.

O chanceler colombiano destacou que a atitude de Chávez é um respaldo à proposta de Uribe e à possibilidade da paz na Colômbia.

Bermúdez ainda afirmou que "é evidente que a comunidade internacional e os países também estão conscientes de que o momento de qualquer manifestação violenta cessou em todo o mundo".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet