Olhar Direto

Terça-feira, 30 de julho de 2024

Notícias | Mundo

Reino Unido apoia vaga brasileira no conselho de segurança da ONU

O primeiro-ministro britânico Gordon Brown afirmou hoje (26) que o Reino Unido apóia a candidatura brasileira a uma vaga permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). "O Brasil tem o respaldo total do governo britânico para ser membro permanente do Conselho de Segurança da ONU", disse Brown durante um seminário sobre a próxima cúpula do G20, no dia 2 de abril, em Londres. O seminário foi realizado na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo.


Brown ressaltou que além da vaga no conselho, o Brasil também deve participar mais da agenda global sendo mais efetivo na administração do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do Banco Mundial. Segundo ele, o Brasil terá um papel importante na solução dos quatro grandes desafios que o mundo tem para enfrentar: a estabilidade financeira, mudanças climáticas, extremismo social e religioso e crescimento da pobreza.

"Não há conversa completa sobre economia sem o país, que é a décima economia do mundo. Não há conversa completa sobre o meio ambiente e o futuro da nossa sociedade sem o Brasil", completou o primeiro-ministro.

Para Brown, esta é a primeira vez que o mundo realmente está disposto a construir uma globalização verdadeira, em que países emergentes têm o mesmo desempenho que os desenvolvidos. "Temos coragem e determinação para construir uma nova instituição global", disse.

Brown defendeu a abertura dos mercados e, conforme o primeiro-ministro britânico, ele e o presidente Lula estão de acordo quanto ao protecionismo: "Lula e eu entendemos que o protecionismo não protege nada", concluiu Gordon Brown.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet