Olhar Direto

Sexta-feira, 02 de agosto de 2024

Notícias | Mundo

Doze crianças paquistanesas morrem em explosão de bomba que usaram como bola

Doze crianças morreram na explosão de uma bomba que pensavam ser um brinquedo neste sábado no povoado paquistanês de Luqman Banda, localizado em uma região do Paquistão com forte presença de rebeldes, informou a polícia.


"Sete das crianças pertenciam à mesma família. Cinco deles são meninas", disse um oficial da policiado distrito de Baixo Dir, onde aconteceu a explosão.

O policial disse que a bomba parecia uma bola de futebol e as crianças a encontraram perto da escola, quando voltavam da aula para casa.

"As crianças começaram a jogar com a bomba e, de repente ela explodiu", disse o policial. Ele afirmou que não está claro se a explosão foi um acidente ou um "ato deliberado de terrorismo". A região tem muitas bombas não detonadas abandonados por mujahideen (guerreiros islâmicos) durante a guerra contra as tropas soviéticas no vizinho Afeganistão, nos anos 80.

Dir faz parte da divisão Malakand da Província Fronteira Noroeste, para a qual o presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, sancionou neste mês a imposição da sharia --lei islâmica--, em uma tentativa de conter a violência de militantes ligados à rede terrorista Al Qaeda e ao grupo fundamentalista islâmico Taleban. Ambos refugiaram-se nas áreas tribais na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão após a derrubada do regime taleban em 2001 pela aliança militar ocidental liderada pelos EUA. Nos dois últimos anos, o fortalecimento do taleban tem ameaçado a estabilidade dos dois lados da fronteira.

Na região em que o artefato foi detonado também aconteceram vários sequestros recentemente.

Neste sábado, alguns helicópteros das forças de segurança sobrevoaram o distrito de Dir, onde dois novos postos de controle foram montados depois que membros da insurgência taleban do vizinho Vale do Swat entraram na região nos últimos dias, informou a imprensa paquistanesa.

Em outra ocorrência neste sábado, um grupo de insurgentes utilizou explosivos para destruir uma escola para meninas na demarcação de Bannu, também na Província Fronteira Noroeste.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet