Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Notícias | Mundo

Sul da África rejeita novo líder de Madagáscar

Os países do sul da África anunciaram hoje que não darão legitimidade ao novo líder de Madagáscar, um político que derrubou, com o apoio do Exército, um presidente democraticamente eleito. Reunida na Suazilândia, a comissão executiva da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral pediu ainda que a União Africana (UA) e a comunidade internacional não reconheçam Andry Rajoelina como presidente de Madagáscar e exigiu "o retorno das ordens constitucional e democrática no menor prazo possível". Madagáscar faz parte do bloco regional.


O bloco do sul da África afirmou que, caso Rajoelina se recuse a entregar o poder, recomendará sanções à ilha do Oceano Índico. O ministro das Relações Exteriores da Zâmbia, Kabinga Pande, disse que a queda do presidente eleito é um revés que ameaça a democracia e a norma constitucional no continente e deveria ser evitado.

O comitê da União Africana deve se reunir na sexta-feira para examinar se os eventos em Madagáscar constituem de fato um golpe, o que levaria à automática suspensão do país do bloco.

Rajoelina acusava o rival de desviar dinheiro público e minar a democracia. O até então opositor afirma que sua ascensão foi uma vitória da "verdadeira democracia" sobre uma ditadura. Além disso, prometeu eleições em dois anos.

A França, ex-metrópole de Madagáscar e atualmente o principal doador do país, afirmou que o prazo estipulado para novas eleições é "muito longo".


Depois de meses de protestos de rua liderados por Rajoelina, o presidente Marc Ravalomanana renunciou ao cargo anteontem e entregou o poder aos militares. Horas depois, o Exército anunciou Rajoelina como novo presidente madagascarense. Alguns dos protestos contra o governo levaram a confrontos mortais no últimos meses. Em fevereiro, morreram pelo menos 25 pessoas em uma manifestação, o que custou a Ravalomanana parte de seu apoio entre os militares. O motim ganhou apoio popular com o tempo.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet