Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Notícias | Mundo

Lei para antecipar eleição na Argentina avança e será votada nesta quarta-feira

A Comissão de Assuntos Constitucionais do Parlamento argentino aprovou na noite de ontem  (17) o projeto de lei apresentado pela presidente Cristina Kirchner para antecipar para junho as eleições legislativas previstas para 25 de outubro. "Apoiamos a modificação da lei eleitoral", disse o deputado Jorge Landau, depois da reunião da comissão. A proposta precisa passar pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira.


A iniciativa, anunciada de surpresa na sexta-feira (13) pela presidente, seria uma forma de evitar um impacto político negativo da crise econômica global, de acordo com analistas. O prefeito de Buenos Aires, opositor de Kirchner, também anunciou, na quinta-feira (12), que as eleições para a Câmara de Vereadores da cidade seriam antecipadas.

A proposta de Kirchner sacudiu a política argentina e obrigou a forças opositoras, fragmentadas em várias frentes ainda em formação, a acelerar o debate interno para a apresentação de candidatos.

O projeto de lei precisa de "maioria absoluta" para ser aprovado, o que significa 129 votos na Câmara e 37 no Senado. Os governistas afirmam que têm votos suficientes para passar a lei. A eleição parlamentar deste ano colocará em disputa metade das cadeiras na Câmara dos Deputados e um terço do Senado.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet