Olhar Direto

Sexta-feira, 02 de agosto de 2024

Notícias | Mundo

Juncker prevê 'crise social' na Europa, com desemprego em massa

A Europa caminha para "uma crise social" potencialmente explosiva devido ao forte aumento do desemprego que se aproxima, estimou na noite desta segunda-feira Jean-Claude Juncker, presidente do Eurogrupo, foro que reúne os ministros das Finanças da zona euro.




"Caminhamos para um crise social porque teremos uma crise de emprego" este ano e no próximo ano na Europa, declarou à imprensa ao final de uma reunião de ministros das Finanças da zona euro em Bruxelas.



"Todos os esforços devem estar orientados para a questão social e econômica da situação", destacou Juncker, para quem os governos precisam amortecer o choque do desemprego sobre os trabalhadores.



Neste contexto, Juncker pediu aos patrões europeus que evitem "demissões em massa e precipitadas", recorrendo a licenças e férias coletivas e demonstrando sua "responsabilidade social".



As últimas previsões da Comissão Européia, publicadas nesta segunda-feira, preveem que 8,5 milhões de pessoas perderão o emprego em 2009 e 2010 na UE.



A Comissão calcula que o índice de desemprego chegará a 9,9% na zona euro este ano, e a 11,5% em 2010, com picos de 20,5% na Espanha e 12,1% na Irlanda no próximo ano.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet