Olhar Direto

Sábado, 03 de agosto de 2024

Notícias | Mundo

Obama escolhe Egito para falar ao mundo muçulmano, diz jornal

O Egito foi o país escolhido pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para seu esperado discurso ao mundo muçulmano, informou um funcionário da Casa Branca, nesta sexta-feira, ao jornal americano "The Washington Post". Obama prometeu ainda durante a campanha que faria um discurso, de uma capital muçulmana, logo após assumir o cargo.


O discurso demorou devido à dificuldade de escolher uma capital, por questões de diplomacia e de segurança.

Conforme o "WP", a Casa Branca anunciará, em breve, a escala de Obama no Egito, em uma viagem internacional. Provavelmente, isso acontecerá quando ele for à Normandia por ocasião do aniversário do "Dia D", em 6 de junho. Obama e o ditador egípcio, Hosni Mubarak, irão se reunir ainda no final deste mês de maio, em Washington.

O jornal ressalta que, se a capital Cairo for escolhida, será, "inevitavelmente", evocada a comparação com o discurso que a então secretária de Estado Condoleezza Rice realizou também no Cairo, em 2005, em defesa da democracia e de reforma no Oriente Médio.

No discurso, Rice pediu especificamente ao governo egípcio que pusesse "sua fé no próprio povo" e que Mubarak parasse de reprimir, com violência, protestos favoráveis à democracia. Em represália, a partir daquele ano, Mubarak cancelou as visitas que vinha fazendo todos os anos à Casa Branca, na primavera.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet