Olhar Direto

Sábado, 03 de agosto de 2024

Notícias | Mundo

Bélgica confirma primeiro caso de gripe suína no país

Um homem de 28 anos foi diagnosticado como o primeiro caso de gripe suína, denominada oficialmente gripe A (H1N1), na Bélgica. O homem, cujo nome não foi revelado, retornou recentemente dos Estados Unidos, país com maior número de casos da doença.


"Ele será mantido em isolamento e as pessoas que tiveram contato com ele serão monitoradas", disse a ministra da Saúde belga, Laurette Onkelinx.

Saiba mais sobre a gripe suína
Saiba o que o mundo faz para se prevenir
Vai viajar? Conheça as recomendações

Ela afirmou ainda que o caso é leve e o paciente é da região de Ghent. Segundo Orkelinx, ele acaba de retornar de uma viagem de dez dias a Nova York e quatro dias em Chicago.

A Bélgica é assim o 34º país a identificar um caso da doença, ainda não confirmado pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Segundo o balanço mais recente da organização, há 5.728 casos da doença em 33 países, incluindo 61 mortes.

Os EUA têm o maior número de casos da gripe suína, com 3.009 registros, incluindo três mortes. O México, considerado epicentro da doença, tem 2.059 casos da doença e o maior número de vítimas --56. O Canadá registrou 358 casos de gripe suína confirmados em laboratório, incluindo uma morte. A Costa Rica tem oito casos registrados, incluindo também uma morte.

A organização registra ainda casos da doença na Espanha (98), Reino Unido (68), Panamá (29), França (13), Alemanha (12), Itália (9), Israel (7), Nova Zelândia (7), Colômbia (6), Japão (4) e El Salvador (4). Guatemala, Holanda e Coreia do Sul têm três casos cada. Já China Finlândia, Noruega, Suécia e Tailândia têm dois casos cada.

A Argentina, Austrália, Áustria, Cuba, Dinamarca, Hong Kong, Irlanda, Polônia, Portugal e Suíça têm um caso cada.

O relatório confirma ainda os oito casos registrados no Brasil.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet