Olhar Direto

Domingo, 04 de agosto de 2024

Notícias | Mundo

Fatah e Hamas fecham acordo para formar força de segurança comum em Gaza

Os grupos palestinos Fatah e Hamas fecharam um acordo para a formação de uma força de segurança compartilhada na Faixa de Gaza, que atuará até as eleições de janeiro de 2010, anunciou neste domingo um alto funcionário da Fatah, citado pela agência oficial egípcia Mena.




"Houve um acordo de princípios sobre a formação de uma força comum nos dois movimentos para trabalhar na Faixa de Gaza até as eleições, que devem acontecer antes de 5 de janeiro", declarou o alto funcionário, Nabil Chaath.



As delegações da Fatah, do presidente da Autoridade Palestina Mahmud Abbas, e do Hamas, movimento radical islâmico que controla a Faixa de Gaza, estão reunidas no Cairo, onde acontece a quinta sessão de diálogo interpalestino mediado pelo Egito.



As negociações, cujo objetivo é reconciliar os movimentos palestinos rivais, ainda não havia registrado nenhum avanço significativo desde sua abertura, em março.

Algumas horas antes, a Mena havia informado que o Cairo decidiu aumentar a pressão sobre as duas partes para que um acordo de reconciliação seja assinado nas próximas semanas.

O chefe do serviço de inteligência egípcio, Omar Suleimane, que coordena a mediação, "garantiu às delegações do Hamas e da Fatah (...) que o Egito está se esforçando para que o diálogo termine com um acordo que ponha fim à divisão palestina", indicou a agência.

Um alto funcionário egípcio, que não foi indentificado pela Mena, anunciou, por sua vez, que o diálogo palestino havia "entrado em sua fase final".

O presidente do grupo parlamentar da Fatah, Azzam al-Ahmad, afirmou que esta sessão seria "a penúltima".

Hamas e Fatah estão em conflito aberto desde que o primeiro expulsou o segundo de Gaza e assumiu o controle do território, em junho de 2007. Um acordo entre os dois é considerado vital para fazer avançar as negociações de paz com Israel.

A comunidade internacional só se comunica com Abbas, recusando-se a enviar qualquer tipo de ajuda a Gaza através dos líderes do Hamas, até que o movimento reconheça a existência de Israel e renuncie à violência.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet