Olhar Direto

Terça-feira, 06 de agosto de 2024

Notícias | Mundo

centenário

Israel convida para aniversário de cem anos de Tel Aviv

Foto: Guilherme Tosseto/Folha Imagem

Porta de Sião, um dos acessos à Cidade Velha de Jerusalém; cidade tem locais importantes para católicos, judeus e muçulmanos

Porta de Sião, um dos acessos à Cidade Velha de Jerusalém; cidade tem locais importantes para católicos, judeus e muçulmanos

No ano do centenário de Tel Aviv, primeira cidade fundada por judeus após 2.000 anos de exílio, o caderno de Turismo foi a Israel para conferir o clima de celebração. Alguns eventos para comemorar a data estão agendados.


Ainda que não seja parte dos festejos oficiais, um show que promete agitar Tel Aviv neste ano é o da cantora Madonna -parte da turnê "Sticky and Sweet". Há 16 anos ela não se apresentava em Israel.

Viajando cerca de 70 quilômetros, a reportagem esteve também em Jerusalém, para apreciar os principais pontos turísticos -lugares importantes para católicos, judeus e muçulmanos. Em Nazaré, recentemente visitada pelo papa Bento 16, estão a basílica da Anunciação e a igreja de São José. A última foi erguida no local onde, presumidamente, esteve a casa em que viveram José e Maria, os pais de Jesus.

Estando no país, vá também a Haifa, terceira maior cidade de Israel, com seus famosos jardins Bahai. Vale ainda agendar um passeio pelo mar Vermelho e uma ida à cidade de Eilat (www.eilat-guide.com), com suas baladas e o museu submarino (www.coralworld.com/eilat).

Sobre quatro rodas

Há facilidades para alugar carros e viajar pelo país (veja serviço de aluguel de carros ao lado). O inglês é falado (e compreendido) em todos os locais, principalmente pelos jovens.

As estradas são bem sinalizadas, com placas indicativas em hebraico, inglês e árabe.

A curta distância entre as cidades facilita os passeios. De Tel Aviv a Jerusalém são 70 km tranquilamente rodados em uma hora. O automóvel permite percorrer algumas das principais cidades do país em poucas horas. Dirigindo-se para o norte, pode-se alcançar Rosh Hanikrá em três horas, com opções para conhecer Nazaré, o lago Tiberíades (Yam Kineret, em hebraico), Cafernaum e Safed (a cidade da Cabala).

Para o sul irá encontrar Massada se sobressaindo sobre o mar Morto com suas ruínas, spas e cremes rejuvenescedores, e os jardins de Ein Gedi. No extremo sul, Eilat.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet