Olhar Direto

Terça-feira, 06 de agosto de 2024

Notícias | Mundo

guardiã

Hillary Clinton diz que o Irã sofrerá represálias se atacar Israel

Hillary Clinton, a secretária de Estado americana, disse, em entrevista para a TV ABC que foi ontem (7), que o Irã irá sofrer "sérias represálias de várias potências atômicas caso lance um ataque nuclear contra Israel". "Parte do que queremos deixar claro aos iranianos é que sua busca por armas nucleares só provocará mais insegurança", disse. Estado judaico, único país do Oriente Médio a possuir a bomba atômica, acusa Teerã de desenvolver secretamente um arsenal nuclear. O Irã diz que suas cen

Hillary Clinton, a secretária de Estado americana, disse, em entrevista para a TV ABC que foi  ontem (7), que o Irã irá sofrer "sérias represálias de várias potências atômicas caso lance um ataque nuclear contra Israel". "Parte do que queremos deixar claro aos iranianos é que sua busca por armas nucleares só provocará mais insegurança", disse.


O Estado judaico, único país do Oriente Médio a possuir a bomba atômica, acusa Teerã de desenvolver secretamente um arsenal nuclear. O Irã diz que suas centrais visam apenas a produção de energia elétrica e insiste em que nunca teve intenção de atacar outros países.

Na semana passada, em seu discurso ao mundo muçulmano, o presidente Barack Obama já havia afirmado que o problema do programa nuclear iraniano é mundial e que pode dar início a uma corrida armamentista no Oriente Médio. "Quando uma nação busca uma arma nuclear, o risco de haver ataque aumenta para todas as nações."

"Eu entendo os que protestam porque alguns países terem armas e outros não. Nenhuma nação pode escolher quem tem armas nucleares. Por isso eu reafirmo que o compromisso americano é o de ter um mundo livre de armas nucleares. E qualquer país, incluindo o Irã, pode ter acesso a um poder nuclear pacífico, desde que conforme as responsabilidades estabelecidas pelo Tratado de Não Proliferação", disse Obama.

Na ocasião, o líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, classificou o discurso como "insuficiente". O aiatolá disse que Obama não irá mudar a "cara feia, detestável e rude" do seu país somente "com slogans."

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet