Olhar Direto

Terça-feira, 06 de agosto de 2024

Notícias | Mundo

Campanha iraniana copia a dos EUA, diz especialista

Pela primeira vez desde a Revolução Islâmica de 1979, os candidatos a uma eleição no Irã participam de debates transmitidos ao vivo pela TV e mantêm contato direto com os eleitores por meio de blogs e mensagens de texto. Para o analista Alex Vatanka, do Middle East Institute, em Washington, as estratégias utilizadas pelos candidatos nesta campanha são semelhantes aos métodos que a equipe do presidente norte-americano, Barack Obama, adotou no ano passado. “Temos muito mais anúncios na TV e até músicos apoiando candidatos”, explicou. “É quase uma cópia da última eleição americana.”


“Estamos presenciando um grande progresso na maneira de se fazer política no Irã”, afirmou, por telefone, o cientista político Mehrzad Boroujerdi, diretor do programa de estudos do Oriente Médio da Universidade Syracuse, em Nova York. “Antes, os candidatos tinham de ir de cidade em cidade, mesquita por mesquita, para difundir suas propostas. Agora, a tecnologia tem sido amplamente utilizada na campanha.”


Além do uso extensivo de sites como o Facebook e o YouTube, os eleitores têm sido bombardeados com e-mails e torpedos no celular que fazem campanha tanto a favor quanto contra o governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad. Num país onde cerca de 70% da população tem menos de 28 anos, o uso de ferramentas da internet populares entre os jovens é quase obrigatório. Mais de 23 milhões dos 70 milhões de iranianos têm acesso à internet e cerca de 45 milhões possuem telefones celulares.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet