Olhar Direto

Terça-feira, 06 de agosto de 2024

Notícias | Mundo

atentado

Cinco morrem e 25 ficam feridos em ataque a hotel do Paquistão

Cinco morrem e 25 ficam feridos em ataque a hotel do Paquistão
Pelo menos cinco pessoas morreram e 25 ficaram feridas em um ataque contra o hotel Pearl Continental de Peshawar (Paquistão) que aconteceu na noite desta terça-feira (tarde de terça, em Brasília). Nenhum grupo reivindicou a autoria do crime, porém a suspeita é a de que seja a mais nova reação do grupo radical islâmico Taleban à ofensiva que o governo paquistanês realiza há mais de um mês na região do vale do Swat.


Não há confirmação sobre as circunstâncias do ataque.

O policial Liaqat Ali disse à agência de notícias Associated Press que um grupo de homens invadiu o hotel atirando e, em seguida, houve uma forte explosão. Já o policial Abdul Ghafur Afridi disse à agência France Presse que houve uma forte explosão no interior do hotel, que pegou fogo. TVs locais mostraram a confusão ao redor do hotel, cercado pela polícia.

Os repórteres das agências Associated Press e Reuters viram ao menos dois estrangeiros deixando o hotel com ferimentos. "Eu estava no restaurante de comida chinesa quando ouvi tiros e uma explosão. Ficou totalmente escuro, e as pessoas começaram a gritar e a correr", disse o garçom Ali Khan à Reuters.

O hotel Pearl Continental, chamado de PC pelos paquistaneses, fica a pouco cerca de 1,5 km do aeroporto de Peshawar, em uma área razoavelmente bem-guardada, perto de um campo de golfe e de um forte histórico. O estacionamento no entorno do hotel é restrito, e os carros que se aproximam da porta devem ser revistados.

Violência

O ataque acontece horas depois de o Exército paquistanês ter anunciado o seu apoio a uma milícia anti-Taleban no distrito de Alto Dir. O policial Rahim Gul disse à Reuters, por telefone, que dois helicópteros paquistaneses atacaram os militantes encurralados pela milícia em uma vila. De acordo com os militares, cerca de 25 militantes foram mortos.

Na sexta-feira (5), outro ataque atribuído ao Taleban, em uma mesquita também na região do Alto Dir, deixou cerca de 40 mortos.

O Paquistão reforçou sua ofensiva contra o Taleban em 26 de abril último, por pressão dos Estados Unidos, para expulsar os combatentes da região do vale do Swat e de mais outros dois distritos vizinhos. Àquela altura, os talebans já estavam estabelecidos em áreas a 100 km da capital paquistanesa, Islamabad.

Os intensos combates começaram em 26 de abril último. Em 31 de maio, o Exército anunciou que retomara o controle total de Mingora, a maior cidade do vale do Swat.

De acordo com as informações do governo, em toda a ofensiva, mais de 1.300 insurgentes e 105 militares foram mortos. Não existem dados sobre vítimas entre civis e nem fontes isentas para confirmar os números.

Por causa da ofensiva, cerca de 2,5 milhões de civis deixaram a região, no maior contingente de deslocados na última década, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas). Os EUA pressionam o Paquistão a combater o Taleban, instalado na porosa região da fronteira com o Afeganistão após ser desalojado do poder pela invasão americana no pós-11 de Setembro. O Afeganistão é o foco do combate ao terrorismo do governo Obama.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet