Olhar Direto

Terça-feira, 06 de agosto de 2024

Notícias | Mundo

Otan continuará luta contra pirataria depois de julho

Os ministros de Defesa da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) concordaram hoje que a missão contra a pirataria em águas do Índico deve continuar depois do dia 28 de junho, embora a maioria dos países terem indicado que a coordenação com outras operações deve ser aperfeiçoada e o marco jurídico deve ser esclarecido.


Houve, assim, um acordo unânime de que não se podem duplicar esforços nas distintas operações navais, como pode ocorrer no caso dos países-membros da União Europeia (UE), que tem a missão "Atalanta" em andamento, além da missão da Otan.

A ministra espanhola de Defesa, Carme Chacón, explicou, em entrevista coletiva, que entre hoje e amanhã deverá concretizar a decisão de que a Otan continue com sua luta contra a pirataria, depois que acabar sua atual missão, no dia 28 de junho.

A maioria dos membros acha que a operação deve continuar com o formato atual, com o grupo permanente naval número um formado por cinco navios, mas aperfeiçoando os mecanismos de coordenação e esclarecendo o marco jurídico e as regras de enfrentamento.

Atualmente, piratas capturados em operações da Otan são frequentemente libertados por falta de regras jurídicas claras.

omo alternativa, os EUA fizeram uma proposta de iniciar uma nova e mais ambiciosa missão, mas a maioria dos países considera que a atual deu bons resultados.

Além disso, Chacón afirmou que "estamos atacando as consequências, mas toda a comunidade internacional deve trabalhar para dar uma solução à Somália, um Estado fracassado, através de cooperação e ajuda humanitária ao continente africano".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet