Olhar Direto

Quarta-feira, 07 de agosto de 2024

Notícias | Mundo

Ban diz que Irã deve respeitar vontade do povo em eleição

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, disse nesta segunda-feira que a vontade do povo iraniano deve ser plenamente respeitada e que acompanha de perto a situação do país após a polêmica eleição presidencial que reelegeu "[Mahmoud Ahmadinejad]": sob acusações de fraude eleitoral pela oposição.


"Minha posição e da ONU é que a vontade genuína do povo iraniano deve ser plenamente respeitada", disse Ban a jornalistas, acrescentando que está observando os desdobramentos de um pedido de investigação sobre os resultados da eleição.

Segundo resultados oficiais, o presidente Ahmadinejad venceu com ampla vantagem o pleito na sexta-feira passada (12), embora as pesquisas de intenção de voto indicassem uma disputa acirrada. Partidários do candidato derrotado e líder reformista, Mir Hossein Mousavi, alegam que houve fraude na eleição e nos últimos três dias tomaram as ruas em protesto.

O Conselho de Guardiões iraniano, com 12 integrantes, disse que se pronunciará em dez dias sobre as duas reclamações oficiais que recebeu de Mousavi e de outro candidato derrotado.

"Eu tenho que observar esta situação, como evolui", disse Ban. "A verdadeira vontade do povo iraniano deve ser respeitada", disse Ban à imprensa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet