Olhar Direto

Quarta-feira, 07 de agosto de 2024

Notícias | Mundo

Flórida registra primeira morte provocada pela gripe suína

Um menino de 9 anos morreu em Miami em consequência da gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)-- e se tornou a primeira vítima deste vírus no Estado da Flórida, informou o departamento de Saúde local. No total, o número de casos da doença confirmados na Flórida chega a 417. Em todo o país, são 17.855 casos e outras 45 mortes, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês).


"Embora a maioria dos casos seja leve, há exceções trágicas como esta. Nosso sentimento e orações estão com a família e os amigos desse menino", afirmou a diretora do departamento de Saúde da Flórida, Ana Viamonte Ros.

Em todo o mundo, a atual pandemia (epidemia generalizada) de gripe suína já atingiu 35.928 pessoas em 76 países. Entre estes casos, 163 acabaram em mortes.

Os EUA são o país com maior número de casos, porém o México permanece como epicentro da doença por concentrar o maior número de mortes --108, em 6.241 casos. No Brasil, há 74 casos confirmados de gripe suína, sendo 27 no Estado de São Paulo.

Nesta terça-feira, a companhia aérea japonesa Japan Airlines anunciou uma queda nos voos em oito das rotas internacionais devido à queda da procura originada pela gripe suína e pela crise econômica.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet