Olhar Direto

Quinta-feira, 08 de agosto de 2024

Notícias | Mundo

Reforma ministerial leva sobrinho de ex-presidente a gabinete francês

Claude Gueant, diretor de gabinete do presidente da França, Nicolas Sarkozy, anunciou uma reforma ministerial nesta terça-feira envolvendo a saída de oito ministros do governo francês. Uma das mudanças é a chegada de um sobrinho do ex-presidente socialista François Mitterrand (1981-1995) ao gabinete conservador liderado pelo primeiro-ministro François Fillon.


A reforma ministerial, a terceira desde a sua chegada de Sarkozy à Presidência em maio de 2007 foi maior do que era inicialmente previsto. Era esperada a substituição de dois ministros --a titular da Justiça, Rachida Dati e o da Agricultura, Michel Barnier-- que foram eleitos para o Parlamento Europeu em 7 de junho.

A mudança leva mais aliados leais do presidente a altos cargos e envolve a saída de duas mulheres do gabinete --Dati e a titular da Cultura, Christine Albanel. Outras mudanças foram nas pastas da Justiça e do interior.

O atual ministro dos Assuntos Sociais, Brice Hortefeux, será o novo ministro do Interior, em substituição a Michele Alliot-Marie, que será responsável pela pasta da Justiça.

Frederic Mitterrand, sobrinho do ex-presidente e atual responsável pela Academia Francesa em Roma, assumirá o Ministério da Cultura no lugar de Christine Albanel, que está deixando o governo.

O atual governo conservador já tem entre seus membros uma destacada figura da esquerda francesa, o chanceler Bernard Kouchner, que havia sido ministro de governos socialistas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet