Olhar Direto

Quinta-feira, 08 de agosto de 2024

Notícias | Mundo

Embaixadores expulsos por Venezuela e EUA voltarão a seus cargos

Venezuela e Estados Unidos reconduzirão aos postos seus embaixadores, Bernardo Alvarez e Patrick Duddy, para normalizar as relações entre os dois países. A informação foi confirmada nesta quarta-feira pelo ministro venezuelano de Relações Exteriores, Nicolás Maduro.


Ele afirmou que o governo do presidente Barack Obama tem mostrado "todo o desejo de avançar em uma comunicação mais fluida e melhorar as relações, e nós estamos à disposição de ir adiante".

O retorno dos embaixadores a suas respectivas embaixadas --que ocorrerá nos próximos dias-- foi abordado pelo presidente Hugo Chávez e pela secretária americana de Estado, Hillary Clinton durante a última Cúpula das Américas, realizada em abril em Trinidad e Tobago.

Na ocasião, os dois países concordaram em "trabalhar" para regularizar totalmente as relações entre eles.

Em um primeiro momento, Chávez afirmou que designaria como embaixador em Washington Roy Chaderton, atual representante da Venezuela na OEA (Organização dos Estados Americanos). Mas, segundo fontes diplomáticas venezuelanas, o presidente achou que seria "mais fácil" reconduzir o antigo diplomata.

Apesar das tensões diplomáticas, os EUA são os principais compradores de petróleo da Venezuela.

Expulsões

A Venezuela expulsou o embaixador americano no país, Patrick Duddy, em setembro de 2008. O ato foi em solidariedade à Bolívia, que também havia expulsado o embaixador dos EUA em La Paz ao acusá-lo de apoio à oposição.

Em represália, o governo do então presidente George W. Bush (2001-2009) solicitou que Bernardo Alvarez deixasse o país.

Atualmente, o venezuelano ocupa o cargo de presidente da Alba (Alternativa Bolivariana para as Américas).

O grupo foi criado em 2004 por Cuba e Venezuela para ser um contraponto à Área de Livre Comércio das Américas, impulsionada pelos EUA.

Mais tarde, somaram-se à Alba Bolívia, Nicarágua, Honduras e Dominica.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet