Olhar Direto

Quinta-feira, 08 de agosto de 2024

Notícias | Mundo

Bulgária liberta ex-premiê do Kosovo detido ao entrar no país

Um tribunal búlgaro decidiu nesta quinta-feira soltar o ex-primeiro-ministro do Kosovo Agim Ceku, detido na quarta-feira por ordem da Interpol (Polícia internacional) ao tentar entrar na Bulgária.


O tribunal regional de Kyustendil, cerca de 80 km ao oeste de Sófia, decidiu, após uma longa deliberação, soltar o ex-comandante do Exército de Libertação do Kosovo (UCK), reivindicado por uma corte sérvia que o condenou a 20 anos de prisão por crime de genocídio.

Mais cedo, a Promotoria retirou seu pedido de prolongar a detenção durante 40 dias para que as autoridades búlgaras decidissem sobre o pedido de extradição da Sérvia e disse que faltam provas de que Ceku tenha cometido os crimes dos quais é acusado.

Fontes judiciais disseram que as autoridades búlgaras devolveram a Ceku o passaporte, mas o ex-primeiro-ministro kosovar não poderá deixar o país nos próximos três dias, o prazo que a Promotoria tem para apelar da decisão do tribunal.

Ceku forneceu um endereço em Sófia onde pode ser encontrado e a Embaixada da Albânia deu garantias de que o ex-guerrilheiro não sairá da Bulgária.

O presidente do Kosovo, Fatmir Sejdiu, afirmou que "esta detenção não deveria ter ocorrido" e assegurou que Belgrado provoca este tipo de situações por não conseguir deter o processo de reconhecimento internacional da independência da ex-província sérvia.

Sejdiu disse que pediu à Interpol que ignore os pedidos de detenção da Sérvia contra dirigentes kosovares.

Por sua vez, o primeiro-ministro do Kosovo, Hashem Thaçi, acusou Belgrado de querer prejudicar a imagem do país e explicou que este episódio não afetará as relações com a Bulgária.

No mês passado, Ceku havia deixado a Colômbia devido a uma ordem de expulsão emitida pelas autoridades locais depois que a Sérvia havia pedido aos colombianos a prisão do ex-primeiro-ministro.

Esta é a quarta vez que Ceku foi detido, mas as autoridades da Eslovênia e da Hungria nessas ocasiões nunca o entregaram às autoridades sérvias.

A maioria albanesa de Kosovo, apoiada por países ocidentais, declarou independência em 2008, que foi reconhecido por 60 países, incluindo a Bulgária.

Mas a Sérvia afirma que nunca irá reconhecer um Kosovo independente.Os dois países faziam parte da Iugoslávia, uma federação comunista que se fragmentou a partir de 1991, apesar da resistência sérvia, com as sucessivas declarações de independência da Bósnia e Herzegovina, Croácia, Macedônia, e Eslovênia. Em 2006, Montenegro separou-se da Sérvia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet