Olhar Direto

Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias | Mundo

Israel e palestinos podem retomar negociação em setembro, diz Solana

O alto representante para Política Externa e Segurança Comum da União Europeia (UE), Javier Solana, disse nesta segunda-feira que a retomada das conversações de paz entre israelenses e palestinos pode ser anunciada no final de setembro.


Solana disse esperar que um plano para reabrir as negociações pode surgir com a abertura da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), no próximo dia 23.

"Eu sinto que teremos algum tipo de declaração, algum tipo de proposta, que virá provavelmente os dias próximos [à assembleia] da ONU", afirmou à jornalistas entre reuniões com líderes israelenses.

Na semana passada, autoridades israelenses e palestinas confirmaram que estão sendo feitos esforços para organizar uma reunião na ONU entre seus líderes.

Segundo o representante da UE, as posições de palestinos e israelenses 'se aproximam cada vez que há uma reunião, mas ainda há alguns temas abertos'.

O alto representante da UE se mostrou otimista em relação à possibilidade de que os países árabes façam gestos de aproximação a Israel, em troca da interrupção, pelo governo israelense, de construções em colônias na Cisjordânia.

"Após ter falado com quase todos os líderes, acho que há uma disposição de espírito dos países árabes de tomar algumas medidas, se houver um esforço de Israel no tema dos assentamentos", disse.

Sobre a possibilidade de que a UE pressione Tel Aviv para conseguir o fim da construção nas colônias, Solana disse que "não é o momento de medidas de pressão, mas de chegar a uma solução através do diálogo e da negociação".

A paralisação do crescimento das colônias "é fundamental para que possa haver o reinício da negociação bilateral", reiterou.

Segundo ele, as negociações de paz devem começar o mais rápido possível, "para terminar também o mais rápido possível".

Conversações

Reuniões frequentes entre autoridades israelenses e palestinas durante o governo do ex-primeiro-ministro Ehud Olmert não produziram um acordo, e as conversações se estagnaram após Israel lançar uma ofensiva militar contra a faixa de Gaza em dezembro do ano passado, que teve o objetivo de interromper o lançamento diário de foguetes por militantes contra o seu território.

O atual primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, diz que deseja retomar as conversações. Mas os palestinos afirmam que, primeiro, ele precisa congelar a construção nas colônias, tanto na Cisjordânia quanto em Jerusalém Oriental --regiões que os palestinos clamam como seu futuro Estado.

Solana chegou nesta segunda-feira a Israel, procedente de Damasco, onde se reuniu no domingo com o presidente sírio, Bashar al Assad, e com o ministro de Relações Exteriores, Walid al Moualem.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet