Olhar Direto

Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias | Mundo

EUA indicam que não renegociarão acordo sobre bases militares com Japão

Os Estados Unidos descartaram nesta segunda-feira a hipótese de renegociar um acordo sobre as bases militares norte-americanas no Japão com o novo governo de centro-esquerda desse país, que prometeu tratar de maneira diferente a questão das forças norte-americanas em seu território.


O recém-eleito primeiro-ministro do Japão, Yukio Hatoyama, pediu no passado a Washington que retirasse a base militar de Futenma, na ilha de Okinawa (sul).

Mas o porta-voz do Departamento de Estado, Ian Kelly, disse que os Estados Unidos não revisarão o acordo -concluído há apenas alguns meses com o atual governo conservador, que inclui o envio de tropas para o território norte-americano de Guam.

"Os Estados Unidos não têm intenção de renegociar o plano de transferência das instalações de Futenma ou a transferência de soldados para Guam com o governo de Japão", disse Kelly.

Após exaustivas negociações, o governo do ex-presidente George W. Bush decidiu desmantelar Futenma e transferir suas instalações para uma região mais tranquila de Okinawa.

Mas alguns ativistas japoneses apoiados pelo Partido Democrata de Hatoyama quando estava na oposição querem que os Estados Unidos se retirem completamente de Okinawa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet