Olhar Direto

Domingo, 29 de setembro de 2024

Notícias | Mundo

Londres prioriza pedestres em Oxford Circus

Os habitantes de Londres apreciam desde segunda-feira a remodelação da famosa e movimentada praça de Oxford Circus, no coração comercial da capital britânica, com um cruzamento para pedestres em diagonal.


A idéia, baseada no célebre cruzamento no bairro de Shibuya, em Tóquio, interrompe o tráfego ao mesmo tempo em todas as direções, permitindo que as pessoas atravessem a rua em diagonal.

Agora as pessoas aproveitam a parada nos veículos - especialmente os ônibus -, para tirar fotos em um dos pontos turísticos da capital britânica.

Os gerentes das principais lojas do local constataram que, desde a mudança, mais pessoas têm visitado a área. A configuração também ajuda a exibir as decorações de Natal de cada estabelecimento.

Até hoje, Oxford Circus sofria com as calçadas totalmente engarrafadas durante o horário comercial pela grande presença de público.

A medida dobra a capacidade da praça e também representou o fim das barreiras metálicas que circundavam as calçadas e que atrapalhavam a passagem, especialmente junto às entradas do metrô.

As autoridades locais asseguraram que os 200 milhões de compradores, visitantes, turistas e trabalhadores que passam anualmente pelo local terão sua liberdade de movimento aumentada em 70%, o que beneficiará o comércio.

Foi usada na construção da calçada uma pedra especial do condado de York, revestida com uma substância química destinada a retirar com mais facilidade os chicletes atirados ao chão.

O prefeito de Londres, Boris Johnson, explicou que o projeto teve custo de 5 milhões de libras (aproximadamente US$ 8,2 milhões) "é um triunfo da engenharia britânica, da inovação japonesa e do bom senso ao velho uso".

"Colocamos um dos cruzamentos mais importantes do mundo no século XXI", ressaltou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet