Olhar Direto

Quinta-feira, 27 de junho de 2024

Notícias | Mundo

EUA acusam americano por atentados que mataram 166 em Mumbai

Um americano de Chicago foi acusado nesta segunda-feira pela Justiça dos Estados Unidos de participar dos ataques terroristas de Mumbai no ano passado. Ele é acusado, entre outros crimes, de ter financiado e ajudado no atentado, perpetrado em 26 de novembro de 2008.


David Coleman Headley, 49, foi indiciado por 12 crimes --entre eles conspiração para bombardear locais públicos na Índia e fornecimento de materiais para ataques terroristas.

Headley já havia sido acusado de ter planejado ataques contra o jornal dinamarquês "Jyllands Posten", cujas caricaturas do profeta Maomé causaram violentos protestos em todo o mundo em 2006.

Ele está cooperando com as autoridades, segundo o Departamento de Justiça dos EUA.

Procuradores federais norte-americanos também disseram ter apresentado formalmente acusações contra um major aposentado do Exército paquistanês, Abdur Rehman Hashim Syed, por participar do plano para atacar a sede do jornal dinamarquês e seus funcionários.

De acordo com as acusações, no início desta década Headley recebeu treinamento terrorista em campos do grupo Lashkar e Taiba --especializado em realizar violentos ataques na Índia.

O procurador Patrick J. Fitzgerald informou que a investigação "continua ativa" e que uma equipe de procuradores e agentes do FBI [polícia federal americana] continuarão a trabalhar para indiciar outros supostos responsáveis pelos ataques que mataram 166 em Mumbai.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet