Olhar Direto

Quinta-feira, 27 de junho de 2024

Notícias | Mundo

Ataque a soldado eleva a cem as mortes britânicas no Afeganistão

Um soldado britânico foi morto a tiros nesta segunda-feira na província de Helmand, sul do Afeganistão, elevando para cem o número de mortos desde o começo do ano, anunciou o ministério britânico da Defesa. Desde o começo da operação internacional, liderada pelos Estados Unidos, para tirar o grupo radical islâmico Taleban do poder, depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, foram 237 os militares britânicos mortos.


"Choramos a 100ª morte no Afeganistão em 2009", disse o premiê britânico, Gordon Brown. "A nossa presença militar no Afeganistão significa que a [rede terrorista] Al Qaeda não pode utilizar esse país como base para atentados contra o Reino Unido", afirmou. Para ele, o país "nunca vai se esquecer dos que morreram lutando por ele".

A maior parte das baixas britânicas no Afeganistão aconteceu em 2009. Com isso, a guerra no país asiático tem sido alvo de cada vez mais polêmica no país, às vésperas do início das campanhas para as eleições, marcadas para junho de 2010.

Na semana passada, o premiê confirmou o envio de mais 500 militares para o conflito, em apoio à nova estratégia do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para a região. Com um discurso à nação, na terça-feira passada (1º), Obama afirmou que enviará 30 mil homens mais ao país.

Compromissos

Nesta segunda-feira, a Otan realizou uma reunião para concretizar compromissos que tinham sido assumidos informalmente na semana passada e que levaram a organização a anunciar o envio de 7.000 militares mais ao Afeganistão. Fontes da Otan afirmaram à agência de notícias Efe que um dos países que confirmaram seus compromissos foi a Espanha, que enviará mais 250 militares, elevando em 30% seu contingente no conflito.

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, afirmou que a reunião foi "um sucesso" porque a maioria dos compromissos foi confirmada, somando "quase 7.000". Em comunicado, Rasmussen afirmou acreditar que a Otan deva trabalhar "para converter os números básicos em capacidade no terreno, especialmente para ter foco na área crítica que é a formação das forças de segurança afegãs".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet