Olhar Direto

Domingo, 30 de junho de 2024

Notícias | Mundo

Novo pacto nuclear com os EUA está próximo, diz chanceler russo

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse que Moscou e Washington vão assinar em breve um novo acordo de redução dos arsenais nucleares para substituir o Start-1, assinado 1991, que expirou na semana passada.


"A questão é fácil. O tratado será assinado em breve", disse Lavrov em entrevista coletiva, quando questionado se o novo acordo seria assinado antes do final da conferência sobre mudança climática da ONU em Copenhague, em 18 de dezembro. Mas ele não especificou uma data.

Agências de notícias informaram nesta terça-feira (8) que o assessor presidencial russo Arkady Dvorkovich disse que as negociações seriam finalizadas neste mês.

Chegar a um novo pacto sobre as armas nucleares tornou-se um elemento-chave nos esforços de dos governos da Rússia e dos EUA para renovarem suas relações, após uma série de desentendimentos no passado recente, como a o conflito russo com a Geórgia e a independência de Kosovo, apoiada pelos EUA e não reconhecida por Moscou.

O presidente americano, Barack Obama, e o presidente russo, Dmitri Medvedev, concordaram em uma cúpula em julho reduzir número de ogivas nucleares de cada país para entre 1.500 e 1.675 no prazo de sete anos como parte de um novo tratado.

No entanto, apesar das intensas negociações de vários meses, os dois países não chegaram a um pacto para substituir o Start-1 antes de seu término.

Os dois países têm negociado em sigilo, mas fontes dos dois lados têm sinalizado que apenas alguns elementos do novo tratado estavam pendentes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet