Olhar Direto

Quinta-feira, 04 de julho de 2024

Notícias | Mundo

Irã tem 20 dias para responder oferta sobre negociações de programa nuclear

O Governo de Teerã tem 20 dias, a partir de hoje, para responder à oferta dos Estados Unidos de reativar as negociações sobre seu programa nuclear, enquanto grupos religiosos pedem mais sanções contra esse país.


Líderes dos principais grupos cristãos dos EUA aumentaram hoje a pressão para que o Congresso aprove "sanções significativas" para impedir que o Irã adquira armas nucleares.

A coalizão "Líderes cristãos por um Irã livre de armas nucleares", divulgou hoje uma carta enviada a líderes da Câmara de Representantes, que prevê votar uma série de sanções contra o país na próxima semana.

O problema do Irã é um dos desafios que enfrenta o Governo do presidente Barack Obama que, para acelerar as negociações sobre o programa nuclear de Teerã, fixou em 31 de dezembro o prazo para que os iranianos respondam às suas propostas.

Em viagem pelo Iraque, o secretário de Defesa de EUA, Robert Gates, disse hoje que espera que a comunidade internacional imponha mais sanções contra o Irã, como castigo por seu programa nuclear.

A decisão sobre a imposição será conhecida no início de 2010, segundo fontes do Partido Democrata.

Também seriam impostas sanções a empresas que exportam gasolina ao Irã, ou que importam seus produtos, entre elas algumas companhias estatais de países com peso de veto no Conselho de Segurança da ONU.

O Irã insiste em que seu programa nuclear tem objetivos pacíficos e se negou a retornar à mesa de negociações.

O país asiático também rejeitou uma oferta, que tinha aceitado inicialmente em outubro, para permitir o acesso de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), das Nações Unidas a uma segunda planta de enriquecimento de urânio, que foi descoberta graças a relatórios de inteligência.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet