Olhar Direto

Quinta-feira, 04 de julho de 2024

Notícias | Mundo

Ataque no Paquistão pode ter matado líder da Al Qaeda, dizem EUA

O ataque de um avião teleguiado americano pode ter matado um importante líder da rede terrorista Al Qaeda no noroeste do Paquistão, disse uma autoridade do governo dos Estados Unidos nesta sexta-feira.


"Nada foi ainda confirmado, mas é possível que um alto integrante da Al Qaeda tenha sido morto", disse uma autoridade dos EUA sob condição de anonimato.

Provavelmente o integrante morto não é o líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, nem o número dois do grupo, Ayman al Zawahiri, disseram autoridades.

O ataque, que ocorreu na semana passada, é parte de uma campanha crescente dos EUA de ataques com aviões não-pilotados a alvos da Al Qaeda e da insurgência fundamentalista Taleban no Paquistão.

O chefe do Taleban paquistanês, Baitullah Mehsud, foi morto em ataque similar em agosto.

O Paquistão se opõe oficialmente aos ataques dos aviões teleguiados dos EUA, alegando que eles violam sua soberania.

No entanto, autoridades americanas dizem, privadamente, que os ataques são realizados sob um acordo com Islamabad. Nesse acordo, o governo paquistanês tolera os ataques enquanto os critica em público.

Os EUA já realizaram mais de 40 ataques com aviões-robôs apenas neste ano no noroeste paquistanês, enquanto suas forças enfrentam uma intensificação da insurgência do Taleban no vizinho Afeganistão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet