Olhar Direto

Sexta-feira, 28 de junho de 2024

Notícias | Mundo

Ex-chefe adjunto da ONU no Afeganistão planejava derrubar Karzai, diz jornal

O ex-chefe adjunto da ONU (Organização das Nações Unidas) no Afeganistão Peter Galbraith propôs à Casa Branca substituir o presidente reeleito do país, Hamid Karzai, informa nesta quinta-feira o jornal "The New York Times".


Galbraith foi demitido em setembro passado, antes da confirmação da reeleição de Karzai, por declarações consideradas agressivas sobre as denúncias de fraude no primeiro turno das eleições presidenciais afegãs, em 20 de agosto.

O jornal, que cita dois funcionários da ONU, diz que Karzai descobriu o plano e ficou enfurecido.

Galbraith foi escolhido para o cargo com o apoio de Richard C. Holbrooke, o principal enviado dos Estados Unidos para o Afeganistão e que também discutiu com o presidente Karzai sobre as denúncias de fraude extensiva no pleito.

Ele irritou seu chefe norueguês Kai Eide ao criticar a maneira como administrou as acusações de fraude durante as eleições no país. Segundo as fontes do "NYT", Galbraith chegou a acusar Eide de beneficiar Karzai ao ignorar a extensão das fraudes.

As fraudes, confirmadas pelas autoridades eleitorais, levaram à anulação de milhares de votos e a convocação de um segundo turno, cancelado diante da desistência do segundo colocado, Abdullah Abdullah. Candidato único, Karzai foi declarado vencedor e assumiu sob dura pressão dos ocidentais para combater a corrupção.

O "NYT" afirma que a proposta estava em uma carta escrita por Eide que descreve o diálogo com Galbraith --e cujo conteúdo foi confirmado por funcionários americanos e da ONU.

Eide, que já anunciou que deixará o cargo no começo do próximo ano, disse ao seu então assessor que o plano era "inconstitucional e representava uma interferência do pior tipo". "Se realizado, provocaria não apenas forte reação internacional, mas insurreição civil", disse.

Nesta conversa, relatada por Eide, Galbraith propôs levar o plano ao governo americano. A proposta começaria com uma "missão secreta em Washington" --um encontro com o vice-presidente Joe Biden. Se ele concordasse, afirma o jornal, o plano seria então apresentado para o presidente Barack Obama, que forçaria Karzai a renunciar.

O novo governo seria formado pelo ex-ministro de Finanças Ashraf Ghani ou pelo ex-ministro de Interior Ali A. Jalali, ambos bem vistos pelos americanos.

Galbraith disse ao jornal ter discutido, mas nunca defendido ativamente, a ideia de convencer Karzai a deixar a Presidência. "E não reflete de maneira alguma a ideia de que a secretária [de Estado, Hillary] Clinton ou qualquer um no Departamento de Estado teria considerado a ideia", completou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet