Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Mundo

EUA afirmam que aliança com Japão é ''pedra angular'' no leste asiático

A aliança entre Japão e Estados Unidos é a "pedra angular" da segurança no leste asiático, afirmou hoje o presidente americano, Barack Obama, após se reunir com o primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, no Salão Oval da Casa Branca.


Aso é o primeiro líder estrangeiro recebido por Obama desde sua posse e sua visita acontece dias depois que a secretária de Estado, Hillary Clinton, foi a Tóquio dentro de uma viagem pela Ásia.

A escolha do premiê do Japão tinha como objetivo enviar um sinal de tranquilidade a Tóquio sobre a importância da relação aos EUA, que o país asiático temia que, sob um Governo democrata, ficasse relegada a segundo plano, atrás da China.

"A aliança que temos é a pedra angular da segurança no leste asiático e minha Administração quer fortalecê-la", afirmou Obama em entrevista ao início da reunião.

A relação entre Washington e Tóquio, ressaltou o líder americano, é "extraordinariamente importante".

"Esta é a razão de o primeiro-ministro ser o primeiro líder estrangeiro a me visitar no Salão Oval", destacou. 

A visita de Aso, reiterou Obama, representa um "testemunho da forte aliança entre EUA e Japão".

O presidente americano também ressaltou o apoio de Tóquio na luta contra a mudança climática e no Afeganistão.

Por sua vez, Aso, que visita Washington em um momento em que sua popularidade está muito baixa no Japão e com as proximidades das eleições de setembro no país, agradeceu por ter sido o primeiro líder estrangeiro a se reunir com Obama na Casa Branca.

Nenhum dos dois governantes fez referência às afirmações da Coreia do Norte de que prepara o lançamento de um satélite de comunicações.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet