Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Mundo

Prisioneiros gregos fogem de helicóptero pela segunda vez da mesma prisão

Dois assaltantes fugiram pela segunda vez de uma prisão grega de segurança máxima ontem, escalando uma escada de corda presa a um helicóptero, segundo autoridades. A fuga se deu em meio a tiroteio com guardas.


Vassilis Paleokostas, 42, e Alket Rizaj, 34, foram pegos no pátio da prisão Korydallos, em Atenas, na tarde deste domingo. Os detentos escalaram uma escada de corda lançada por uma mulher que estava no helicóptero, segundo o Ministério da Justiça.

Guardas em solo abriram fogo e a mulher atirou de volta com um rifle automático. Não há relatos de feridos.

Paleokostas e Rizaj escaparam da mesma prisão através do mesmo método há cerca de três anos.

Mais tarde neste domingo, um casal de idosos encontrou a aeronave abandonada perto de uma estrada ao norte de Atenas, afirmou a polícia. O piloto estava vendado, amarrado e com um capuz na cabeça. Ele disse à polícia que o helicóptero havia sido alugado por um casal que dissera querer ir de Itea, no centro da Grécia, a Atenas. O casal havia alugado o helicóptero algumas vezes nas semanas anteriores.

Testemunhas deram relatos conflitantes sobre o número de veículos que partiu do local após o helicóptero pousar. A polícia afirmou que a helicópteros vasculham a região atrás dos fugitivos.

Reprise

Inicialmente, as autoridades acreditavam que até quatro pessoas haviam fugido, mas uma segunda recontagem dos prisioneiros deu falta de apenas dois.

Paleokostas e Rizaj deveriam aparecer perante um magistrado nesta segunda-feira justamente em razão da fuga anterior de helicóptero, em 4 de junho de 2006. A operação havia sido planejada pelo irmão mais velho de Paleokostas, Nikos, criminoso condenado que fugiu da mesma prisão em 1990, durante fuga em massa.

Nikos foi recapturado pelas autoridades em setembro de 2006 e ainda está na cadeia. Ele foi condenado por 16 roubos a bancos.

Rizaj, imigrante albaniano, também foi recapturado em setembro de 2006. Vassilis Paleokostas foi preso em agosto de 2008. Os dois são considerados criminosos comuns.

Enquanto esteve foragido, Paleokostas é suspeito de planejar o sequestro, em junho de 2008, de um proeminente empresário grego, Giorgos Mylonas, refém por 13 dias até o pagamento de resgate por sua família.

A polícia investiga se Rizaj, durante seus três meses foragido, esteve envolvido em assassinatos sob encomenda.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet